O espaguete à carbonara é um prato que gostamos muito aqui em casa, é uma receita muito rápida que sempre fazemos por aqui. Uma dúvida muito frequente sobre o carbonara é como emulsionar os ovos deixando o macarrão cremoso e sem gruminhos de ovos cozidos. Neste post, eu vou te ensinar o pulo do gato que aprendemos vendo/lendo várias receitas e fazendo repetidas vezes o prato.
O espaguete à carbonara tradicional italiano é feito com queijo pecorino e guanciale, um tipo de bacon preparado com a bochecha do porco. Mas como não somos a família Soprano, fazemos uma versão com ingredientes um pouco mais acessíveis (não sei até quando) para os brasileiros. Na nossa receita, usamos queijo parmesão e bacon. Quando cai o salário, dá até para fazer uma graça e comprar o bacon artesanal delicioso da Tapera, uma charcutaria que fica no Mercado Novo aqui em Belo Horizonte.
Então, vamos de receita!
Ingredientes:
90g de bacon
70g de parmesão
170g de espaguete
3 gemas
sal
pimenta do reino moída na hora
Como preparar:
Comece os preparos enquanto ferve a água do macarrão: rale o queijo parmesão, corte o bacon em fatias ou cubos, separe as gemas dos ovos. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Enquanto isso, frite o bacon em um fio de azeite. Quando o macarrão estiver ao dente, reserve meio copo da água de seu cozimento e escorra. Passe o bacon para uma travessa, acrescente o macarrão cozido e metade do queijo. Agora o segredo da emulsão: acrescente os ovos, mexa sem parar para que não cozinhe; acrescente a água bem aos poucos até que fique cremoso. Na hora de servir, salpique a pimenta do reino moída na hora.