Gato Bowie com um vaso de graminha

Como plantar graminhas comestíveis para gatos

por Bia Amaral
22 de março de 2022
Comentários 0

Nesse post, eu vou ensinar como você pode plantar, de maneira fácil e rápida, graminhas comestíveis para seus amados gatos! A versão em vídeo desse post viralizou no Pinterest e no Instagram e resolvi também trazer em texto com algumas informações extras.

Para que serve?

Segundo a veterinária especialista em medicina felina, Andresa Araújo, cultivar graminhas para o seu gato é, além de um enriquecimento alimentar, um importante enriquecimento ambiental.

Ela ensina que as graminhas comestíveis podem ser de milho, trigo ou clorofila, manjericão, hortelã, erva cidreira ou erva dos gatos. Em relação à parte alimentar, elas ajudam na eliminação das bolas de pelos. Isso acontece porque a ingestão das fibras favorece a progressão do bolo alimentar pelo trato gastrointestinal, levando à eliminação do pelo através das fezes, em um processo fisiológico. Já pelo lado do enriquecimento ambiental, as plantinhas são importantes estímulos olfativos, auxiliando no combate ao estresse ou até estimulando atividade em gatinhos mais ociosos.

Mãos à obra

Você já flagrou seu gato comendo plantas que ele não devia? Pois é, aqui em casa eles viviam mordiscando algumas folhas e eu resolvi experimentar plantar o milho de pipoca especialmente para eles. Eu sabia que eles poderiam ignorar o que eu fiz para eles (já aconteceu muito), mas eles me surpreenderam positivamente e curtiram muito o seu vasinho de grama de milho.

Para começar, vamos aos ingredientes:

  • vaso
  • argila expandida
  • manta de bidim
  • terra adubada
  • milho de pipoca
  • itens de jardinagem: regador e pazinha

Cubra o fundo do vaso com a argila expandida, ela ajuda a reter os nutrientes do solo, auxilia a drenagem e a conter o excesso de umidade. Por cima da argila, vai a manta de bidim que evita que a terra saia pelo fundo do vaso. Acrescente a maior parte do substrato e salpique duas colheres de sopa de milho de pipoca – eu uso o mesmo que uso para fazer pipoca aqui em casa, o milho premium da yoki e sempre dá certo – depois jogue o restante da terra por cima. Para finalizar, faça a primeira rega.

Algumas dicas

O tamanho do vaso utilizado pode variar com o espaço que você tem disponível. Ele não precisa ser fundo, é mais interessante que seja largo para que eles possam mordiscar com mais facilidade as graminhas. As graminhas de milho precisam de sol direto para o seu bom desenvolvimento. Elas também gostam de muita água. Então, o ideal é regar todos os dias. Uma grande vantagem é que a grama de milho cresce bem rápido. Em menos de 20 dias você já consegue oferecer para seus gatinhos.

E aí, você já plantou graminhas para seus gatos? Me diga se eles ficam felizes e entretidos com um vasinho só para eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *