Quer saber como fazer um tutor de esfagno para plantas trepadeiras? Acompanhe este tutorial simples e econômico.
Os tutores são muito úteis para plantas epífitas como a jiboia, a monstera adansonii e a costela de adão. Essas são plantas que desenvolvem raízes aéreas e se fixam em outras plantas. É da sua natureza crescer verticalmente e um tutor estimula seu desenvolvimento na caminhada ao topo .
No vídeo a seguir, mostro como fiz um tutor de esfagno para uma costela de adão jovem, que tenho em casa, e ainda tem folhas nascendo sem fenestras. A minha intenção é ajudar as folhas a crescerem mais.
Se você é daqueles que prefere a informação em formato de texto, vem que eu te conto passo a passo como fazer um tutor de esfagno:
Estrutura
O primeiro passo é escolher uma estrutura para o tutor de esfagno. Dá pra usar madeira, bambu, cabo de vassoura, mas por aqui, tinha um pedaço de cano de pvc sobrando, que foi bem prático de usar. Depois, é só medir essa estrutura: ela vai ficar enfiada na terra, então marque 2/3 do tamanho do vaso na parte inferior do cano. Depois, meça a altura. Escolhi deixar com 80 cm a partir da terra. Então é só cortar o cano com uma serra.
Tela
Pra envolver o esfagno, usei uma tela preta de plástico para galinheiro ou viveiro. É fácil de encontrar em lojas de material de construção. Nesse passo, basta medir e cortar de acordo com a altura do cano e prever a grossura que você quer o seu tutor. Depois de prender, voltaremos fazendo os acabamentos e cortando o que sobrar.
O esfagno
Trabalhar com o esfagno hidratado é bem mais fácil. Para isso, coloque o musgo em um recipiente, despeje água e aguarde alguns minutos. A ideia desse tutor específico é ter um elemento vivo e úmido que contribui pro desenvolvimento das plantas.
Se você não conhece, o esfagno é um musgo usado na jardinagem, para orquídeas e plantas carnívoras por exemplo. Ele é vendido em lojas de jardinagem. O que usei, comprei na shopee.
Depois de hidratado, retire o excesso de água e disponha uma camada de esfagno na tela, coloque o cano e mais uma camada de esfagno por cima. Enrole a tela formando um cilindro.
Lacres de nylon
Pra prender, escolhi usar lacres de nylon pretos que são práticos, firmes e dão um acabamento legal. Para economizar, comprei esses pequenininhos, o que tornou mais chatinho o processo, mas funcionou e acabou ficando muito discreto no tutor.
Primeiro, você deve prender com os lacres em pontos estratégicos e depois voltar firmando entre um e outro. Se necessário, corte mais nas extremidades da tela para fazer o acabamento. Tente dobrar as pontas do tutor como um pacote de presente e prender também com os lacres.
Acabamento
Por fim, você pode levantar o tutor e conferir se tem alguma parte solta e firmar com mais lacres. Além disso, no momento de fazer o acabamento, dá pra cortar qualquer pedaço de tela que tenha sobrado.
Tendo o tutor pronto, é hora de fixá-lo no vaso. Como eu coloquei em um vaso onde já tinha planta, tive que cavar um pouco a terra e usar força e jeito pra firmar o bendito. Se for possível, considere colocar o tutor já na hora do plantio para não correr riscos de machucar as raízes da planta.
A partir de então, sua planta vai começar um longo processo de se enrolar no tutor de esfagno. Para guiá-la, você pode prender alguns galhos com arame de pão. Os buracos da tela são perfeitos para isso.
Cuidados com o tutor
Como citei anteriormente, as plantas epífitas têm raízes aéreas, que absorvem nutrientes e umidade do ar. Manter o tutor de esfagno úmido vai incentivar suas plantas a se agarrarem ao tutor para absorver água. Com ajuda de um pulverizador, você pode aplicar junto um fertilizante foliar no tutor para que a planta absorva ao longo do tempo e ter assim plantas mais saudáveis e bonitas.
Uma seleção de produtos que eu indico na minha loja de afiliada na shopee: https://mycollection.shop/jardimdabia